2.Festa de Iemanjá

A festa mais famosa acontece tradicionalmente no bairro do Rio Vermelho, sendo realizada pela colônia de pescadores, em parceria com os orgãos públicos e sociedade civil, na Casa de Iemanjá, Mercado do Peso.
Com data em 02 de fevereiro, a Festa de Iemanjá é outra comemoração de destaque em Salvador e acontece na pequena casinha/ museu que fica no bairro do Rio Vermelho.
O local fica lotado de fiéis e turistas que vão para apreciar um dos rituais do candomblé mais bonitos de toda a Bahia.A casinha quase não dá conta de tanta gente!
De acordo com as histórias, a festa começou na década de 20, quando um período de escassez na pescaria fez com que os trabalhadores do mar realizassem oferendas a Deusa, pedindo a benção para uma boa pesca.
A festa em homenagem a Rainha do Mar tem as comemorações iniciadas já na noite do dia 1 de fevereiro.A Casa de Iemanjá recebe as pessoas que cantam ao som de tambores, enquanto deixam seus presentes na pequena casa, junto a uma grande oferenda.
Tudo é levado pelos pescadores no dia seguinte, que colocam os presentes em seus barcos e vão para alto mar, onde oferecem tudo a Iemanjá.
Flores, perfumes e comidas em balaios são os presentes mais tradicionais, fazendo com que a praia fique com um visual muito bonito.
Mas há também diversos outros tipos de objetos e presentes, como espelhos, bijuterias, bebidas, velas e bonecas o que chega a gerar um atrito com os ambientalistas, por conta da quantidade de plástico que acaba indo para o mar …
Já na manhã do dia 2 de fevereiro, a região fica lotada e a praia é disputada por quem quer colocar sua oferenda nas águas.As ruas do Rio Vermelho ficam cheias de gente, grupos de capoeira, tambores, barraquinhas de comidas e até trio elétrico!
RELATED POSTS
View all