brasilafora.blog.br

Pratos Típicos de Salvador parte 3

abril 7, 2025 | by Kenya Tude

1.Bobó de Camarão

O bobó de camarão é uma iguaria que encanta paladares com sua mistura única de ingredientes e texturas.Esta receita é uma combinação perfeita entre a cremosidade do purê de mandioca e a suculência dos camarões, temperada com um toque especial de ervas e especiarias.

O bobó de camarão é uma verdadeira relíquia da culinária baiana.Com camarões cremosos refogados no leite de coco, essa receita inclui um creme de aipim delicioso.O prato ainda possui alguns ingredientes de origem africana, como o azeite de dendê, e ingredientes nativos do Brasil, como o coentro e a mandioca.

Feito com ingredientes facilmente encontrados, como camarões frescos, mandioca, leite de coco, azeite de dendê, entre outros temperos, o bobó de camarão é um prato típico da culinária baiana que conquista pelo seu sabor marcante e ao mesmo tempo afetuoso.

A palavra ” bobó ”, de origem fon ( um dos idiomas falados no Benim, país africano ), diz respeito ao creme feito inicialmente de inhame, mandioca ou fruta – pão.

Os ingredientes para preparo são camarão, cebola, alho, água, coentro, folha de louro, azeite de dendê, limão, sal, óleo de azeite, leite de coco, aipim ( mandioca ) cozido e amassado, tomate, salsa, pimenta – do -reino, cheiro verde e pimentão.

No preparo a mandioca é cozida até ficar macia, transformada em um purê cremoso e misturada com os camarões refogados em um caldo de sabores irresistíveis.

O clássico baiano ganhou mais sabor com leite de coco caseiro e caldo de camarão, preparado com as cascas.Para ficar ainda mais arretado, sirva com farofa de coco, arroz branco e folhas de coentro.

Ideal para surpreender a família e os amigos em um almoço especial ou um jantar descontraído.Coma, prove e aproveite!

2.Mungunzá

A história do mungunzá remonta aos tempos coloniais, quando os escravizados africanos trouxeram suas tradições culinárias para o Brasil.O prato original era feito com milho branco, cozido em água com açúcar, e às vezes, leite de coco, resultando em uma mistura cremosa e doce.

A receita tradicional de mungunzá é relativamente simples, exigindo poucos ingredientes, mas proporcionando um sabor rico e reconfortante.Para prepará – lo, é necessário milho branco, água, açúcar ou leite condensado, sal, leite, coco ralado, leite de coco, pau de canela e cravos da índia.

O milho é cozido lentamente até ficar macio e cremoso, absorvendo os sabores doces e aromáticos dos demais ingredientes.O mungunzá é frequentemente associado a festividades religiosas, como as festas juninas e quermesses, quando é servido em quermesses e festas tradicionais.

3.Cuscuz de Tapioca

O cuscuz de tapioca é um prato típico da culinária baiana, especialmente em Salvador.É uma variação do tradicional cuscuz, feito com tapioca ( fécula de mandioca ) em vez de milho.

O cuscuz de tapioca é uma iguaria muito popular em Salvador, especialmente como prato de acompanhamento ou até mesmo como prato principal.

Ele é feito com tapioca, coco ralado, leite de coco, açúcar, ovos e outros ingredientes, e é assado em uma forma especial.

O cuscuz de tapioca é um prato muito apreciado em Salvador, e é comum encontrar – lo em restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, padaria e até mesmo em festas e eventos.Ele é uma verdadeira delícia da culinária baiana.

4.Cachaça de Cravinho

A cachaça de cravinho é mais uma dessas descobertas surpreendentes que vai fazer você lembrar de sua viagem para a Bahia por muito tempo.

Trata – se de uma infusão de cachaça artesanal com cravo, canela, mel e limão.O sabor adocicado e picante é marcante.Difícil mesmo é parar na primeira dose.

A Cravinho original é servido no bar de mesmo nome que fica localizado na região do Pelourinho.É indicada para todos os amantes da cachaça e para os turistas que querem experimentar a bebida tradicional de Salvador.

RELATED POSTS

View all

view all