brasilafora.blog.br

Pratos Típicos de Salvador parte 4

abril 10, 2025 | by Kenya Tude

1.Bolinho de Estudante

O Bolinho de Estudante é um doce feito de massa de tapioca frito, coco, açúcar e canela.Reza a lenda que o bolinho deve ser comido ainda quente, pois a massa é mais saborosa assim.O açúcar misturado à canela forma uma casquinha deixando o bolinho crocante por fora e macio por dentro: é um suspiro a cada mordida.

Ele é sobremesa nas casas para o lanche da tarde, também ficam uma delícia acompanhados de um bom café.

O livro Cozinhando Histórias – Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro – Brasileiros conta que no século XVIII, as negras quituteiras, escravas de ganho e negras forras, percorriam as ruas de Salvador vendendo bolinhos de estudante, bolos, sequilhos, doces de frutas secas, bolinho de goma, confeitos, arroz doce, pão de ló, queimados, cocadas e diversas outras guloseimas.

Os doces eram preparados em casa e vendidos nas ruas em tabuleiros de madeira forrados com folhas de bananeira, com toalhas de pano, tão alvas quanto o coco, e toalhas de papel rendado.Algumas doceiras tinham pontos fixos, mas outras andavam pelas ruas com seus tabuleiros na cabeça apregoando suas delícias.

Mas tarde, no século XX, as baianas de tabuleiro estabeleceram pontos às portas dos colégios, onde suas guloseimas faziam sucesso entre a criançada e um dos doces preferidos eram os bolinhos de tapioca com coco ralado, que eram assados na hora, e os meninos e meninas comiam ainda quentinhos.

Assim, segundo o livro, este bolinho ficou conhecido como Bolinho de estudante.

2.Banana Real

A Banana Real não é um tipo de banana, mas sim um pastel de banana popular na culinária baiana, feito com banana – da – terra frita em massa de pastel e polvilhada com açúcar e canela.A origem do nome deve – se à sua grande popularidade e ao fato de ser um ícone da culinária baiana.

O que é a Banana Real?

É uma iguaria tradicional da Bahia, é um pastel doce típico de Salvador/ BA, feito com fatias de banana – da – terra envolvidas em massa de pastel, frito em óleo e depois polvilhado com açúcar e canela.

Sua receita é uma manifestação da influência culinária portuguesa e africana no Estado, representando um quitute afetivo para os baianos.

Os ingredientes são: massa de pastel, bananas – da – terra( uma variedade de banana maior e mais firme), açúcar refinado, óleo e canela em pó.

Instruções da receita:

Corte a massa em retângulos;

Corte a banana em 2 ou 3 fatias;

Acomode as fatias na massa;

Frite em óleo;

Escorra o óleo e passe o açúcar e a canela; e

Sirva a seguir.

Muitos vendedores ambulantes compram a banana real para revender em outros locais, como nas ruas, praças, praias e em ônibus.E em locais fixos, como ” Bananinha Real ” em Itapuã e Vila Rui Barbosa.

A Banana Real é uma destas comidinhas que fazem parte da cozinha afetiva dos baianos.Quando comemos uma banana real somos imediatamente transportados para a nossa infância.Eles lembram merenda na escola na hora do recreio, lanche na casa da vovó e guloseimas na praia!

RELATED POSTS

View all

view all