1.Igreja Nossa Senhora da Penha de França

Igreja do distrito de Bichinho.Esta igreja apresenta – se extremamente com um bom aspecto arquitetônico.Suas torres foram construídas em 1.912.As paredes externas são constituídas por alvenaria de pedra, notando – se entretanto, alvenaria de tijolos em alguns lugares reconstituídos.
Internamente ela apresenta – se em bom estado de conservação, existindo apenas algumas trincas nas paredes laterais provenientes de recalques.O arco – cruzeiro também apresenta – se com várias trincas, já tomadas atualmente e amarradas por três tirantes de ferro.
O piso da nave é assoalhado com novas tábuas largas e o da capela – mor é forrrado por campas.Ambos estão em perfeito estado.
Os tetos são tábuas largas e pintados, possui boa qualidade da obra de talha e a pintura dos forros do corpo e da capela – mor.O da nave com as figuras dos quatro evangelistas está em perfeito estado de conservação.O da capela – mor, entretanto, apresenta uma pintura em deterioração nas juntas das tábuas.Ambas as pinturas são a tempera.
Possui esta igreja um altar e dois laterais.Todos os altares são de madeira entalhada e pintados em ouro branco.Apresentam – se em bom estado.O altar – mor possui uma talha delicada.
O púlpito é formado por um consolo e possui frisos dourados.A igreja possui ainda um coro com uma balaustrada de paus torneados e uma pia batismal de pedra lavrada.Sobre o arco do cruzeiro vê – se uma tarja totalmente dourada sob a qual existe uma data dificilmente visível e que pareceu – me ser em 1.923.
2.Estrada Parque Passos dos Fundadores

Esta estrada é conhecida como ” estrada da Serra de São José.Mas ela é bem mais que isto!São 10 km de terra batida e cascalho que podem ser percorridos a pé, de moto, de carro 4×4 ou tração ou de bicicleta.
Esta estrada que liga Tiradentes a Prados é tortuosa e tem subidas bem íngremes.Parte desta extensão margeia a Serra de São José.Uma muralha maravilhosa!
O caminho passa pelo ” Refúgio das Libélulas ” ( e borboletas), que entre os meses de março a outubro chegam à serra aos milhares.Lindas de se ver!
O trajeto a pé são quase 3h30 de caminhada até chegar a Biquinha.As subidas são bem puxadas e não tem apoio, caso precise.
E para completar, um piquenique com sucos, água da bica, frutas e biscoitos produzidos em Bichinho!Tudo de bom!
3.Serra de São José

O ecoturismo no Bichinho é muito forte.Muitos turistas vão até o local para fazer passeios de bicicleta, a cavalo, jipe, motocross, corridas e caminhadas na Serra de São José.A gigantesca e linda Serra segue por todo caminho até Bichinho e de lá é possível conhecer grande parte dela.
No portal da cidade há indicação de uma trilha, ” Passos dos Fundadores ” são 10 km que podem ser percorridos de carros, bike ou a pé, pois a vista é estonteante.
Se desejarem fazer um passeio mais rápido, vá até o platô que fica um pouco depois do início da trilha e possui uma vista panorâmica da serra.
4.Galeria Bichinho

Um aconchegante espaço na área central.O núcleo tem restaurante, lojas de queijos, doces e sorveterias.É nele que fica o letreiro de Bichinho, onde os turistas gostam de fazer fotos.
Reúne adornos antigos, como colunas de madeira do período Império, relógios, a primeira caixa de correio do Brasil e o globo usado no primeiro Rock in Rio( 1.985).
A galeria tem também esculturas de pedra, como a do alfaiate alforriado Vitoriano Veloso o ( Bichinho e seu cavalo).
RELATED POSTS
View all