brasilafora.blog.br

Pontos Turísticos de Salvador parte 2

janeiro 27, 2025 | by Kenya Tude

1.Fundação Casa de Jorge Amado

Andando pelo Pelourinho você vai se deparar com um lindo prédio azul: a Fundação Casa de Jorge Amado.

A Fundação criada em 1.986 é uma organização não – governamental que busca preservar as memórias do escritor baiano.Por isso, conta com exposição permanente de documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos pelo autor, além de fotos tiradas por Zélia Gattai, sua esposa.

Na Fundação também ocorrem eventos, cursos, palestras e lançamentos culturais.

Além disso, lá você vai encontrar o Café Teatro Zélia Gattai.O lugar é o ponto de encontro de escritores e intelectuais e servem deliciosos lanches.

Fique atento e de olho na agenda do local para não perder nenhum evento.É um ótimo passeio,não perca!

2.Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia

A planta da nave da igreja é larga e comprida ( 28,50 metros por 19,80 metros ), termina nas extremidades do eixo principal com uma área poligonal de três faces.

Entre estas paredes e quatro portas, que dão comunicação com os corredores, há três altares laterais em cada lado, instalados em capelas quadradas de bastante profundidade.

As aberturas das capelas e portadas formam, na parte inferior da nave, uma cadeia de doze arcos iguais dominados pelo ritmo do arco imenso da capela – mor, erguendo – se altíssimo para fazer a ligação com os arcos das tribunas do andar superior.

Em 1.946, foi elevada a Sacrossanta Bassílica, quando o Santo Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora da Conceição da Praia padroeira única e secular do Estado da Bahia.

3.Museu Náutico da Bahia

O Museu Náutico da Bahia está instalado em um dos cartões postais da cidade: o Forte de Santo Antônio da Barra, a mais antiga aquisição militar do Brasil.

O Museu reúne um acervo de achados arqueológicos submarinos, instrumentos de navegação e sinalização náutica, miniaturas de embarcações e uma mostra relativas à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos – os – Santos e muito mais.

No Forte está o Farol da Barra, um dos mais conhecidos cartões postais da Bahia.Após a visita ao Museu aproveite para contemplar a bela vista do oceano e, se puder aguarde o belo pôr do sol.

4.Farol da Barra

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza – se na antiga Ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.

Foi o segundo sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas.Foi instalado no ano de 1.698, inicialmente com um formato quadrangular, com uma lanterna de bronze envidraçada no topo, alimentada por óleo de baleia.

É o farol mais antigo das Américas ainda operante, após o Farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife.

A torre atual, de 1.839, é troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, tem 22 metros de altura e foi ndo identificado por turistas de outras cidades como um monumento símbolo da cidade.

5.Museu da Casa Vermelha

Os adeptos da literatura brasileira provavelmente sabem que Jorge Amado não só viveu no bairro Rio Vermelho de Salvador, como também se inspirou nele para criar muitas de suas histórias.

Jorge e Zélia sua esposa viveram na casa por 40 anos, tempo em que colecionaram muitas obras de arte, que seguem expostas pelas diversas paredes do imóvel.

O rico acervo guarda ainda documentos importantes, como cartas trocadas com personalidades nacionais e internacionais que podem ser lidas e apreciadas pelos visitantes.

Quem visitar o local pode assistir em uma tela de cinema a leituras feitas por famosos de obras do escritor, em 41 vídeos, na ” Sala de Leitura”, ao lado da biblioteca.

E é justamente no Museu da Casa Vermelha que é possível mergulhar em um ambiente alegre e póetico, o local é um recanto histórico que desvenda a história e cultura do povo baiano.Ande pelos jardins do Museu e sinta – se protagonista de um romance de Jorge Amado.

Foi lá também que Jorge Amado escreveu diversos livros, entre eles ” Dona Flor e Seus Dois Maridos”, e ” Quincas Berro D’Água ”.Já Zélia Gattai, escreveu ” Casa do Rio Vermelho ”, que conta a história do casal quando morou ali.

6.Igreja de Sant’Ana

Erguida na metade do século XIX, a primeira paróquia de Sant’Ana conta com uma bagagem histórica riquíssima e hoje é tida como um dos locais mais tradicionais e emblemáticos de toda a cidade de Salvador.

Apesar de muitas igrejas construídas na época contarem com peças de valor inestimável, ouro e metais preciosos em seu interior, a humilde igreja conta apenas com sua aconchegante arquitetura e um ambiente pra lá de agradável.

A bela vista do local, sem dúvida, compensa a simplicidade.Afinal, contemplar o pôr do sol no local é uma das experiências mais mágicas que você terá durante sua visita ao Rio Vermelho.

7.Casa de Iemanjá

É um espaço pequeno e simples, a casa guarda várias imagens e oferendas deixadas para a orixá.É um espaço para agradecer, fazer pedidos e conhecer um pouco da história da cultura baiana.

Na beira da praia do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá é um local que esbanja energia e proporciona uma vista maravilhosa para o mar de Salvador.

Se estiver na cidade em fevereiro, no dia 2 acontece a Festa de Iemanjá: um ritual em que os pescadores levam para alto mar os presentes deixados na casa, pedindo a fartura de peixes e um mar tranquilo.Pós festa, uma tradicional feijoada é servida nos bares e casas de show da região.

RELATED POSTS

View all

view all