1.Alambique Velho Ferreira

Cachaça totalmente artesanal, o Alambique Velho Ferreira foi fundado em 14 de abril de 1.997 no distrito de Vitoriano Veloso, tornando realidade o sonho de Vicente Ferreira Rodrigues, que era um distribuidor da região entre 1.930 e 1.947.
O sonho de Vicente, foi sustentado pelo seu filho Antônio Ferreira Neto, o ” Velho Ferreira ” que transportava o produto.Meio século depois, este sonho se tornou realidade, graças ao seu neto Cláudio Ferreira da Silva.
Ao ter acesso a fábrica da cachaça, inicialmente pode – se ver o processo de moagem da cana, ela deve ser moída em até 36 horas depois de ser cortada.As moendas separam o caldo do bagaço.Aproveite para colocar a ” mão na massa ” e moer algumas canas.
Depois, há o setor de fermentação, onde o caldo é padronizado, pois cada cana apresenta um teor de açúcar.Em seguida, o processo de destilação, onde o vinho de cana é destilado para elevar o teor alcoólico.Após, a cachaça passa pela filtração, para corrigir eventuais defeitos de qualidade e dar maior limpidez.
O último processo é o de envelhecimento, onde a cachaça é estocada em barris de madeira, onde ocorrem reações químicas.Algumas são estocadas em tonéis de carvalho e outras em tonéis de jequitibá.
Após o tempo determinado para o envelhecimento, a cachaça já está pronta para ser engarrafada.Para finalizar o passeio, faça a degustação da cachaça local.
RELATED POSTS
View all