1.Alambique Mazuma Mineira

O projeto de montar uma cachaçaria surgiu 2.017, quando o mineiro Fábio Mattioli junto a su esposa Sandra, se aposentou e decidiu voltar ao estado natal de Minas Gerais depois de viver por três décadas em Santa Catarina.
O casal que há cerca de 30 anos tem uma casa de veraneio em Tiradentes, bem pertinho de Bichinho, se jogou em um curso de mestre alambiqueiro apenas por hobby, assim que os dois se aposentaram.Mas o que era apenas passatempo se aprofundou e após mais estudos surgiu a cachaçaria.
O nome escolhido para a aguardente se refere ao jeito linguístico mineiro de falar.Mazuma é o jeitinho carinhoso de se pedir ” mais uma ”.O visitante conhecerá os processos da produção das cachaças brancas e amarelas, uma das mais tradicionais da região.Além disso, também significa ” fortuna ” em hebraico e é uma gíria para ” dinheiro ” no inglês.
O símbolo escolhido para dar cara a essa marca é nada mais, nada menos que a libélula, uma figura super presente em toda essa região, principalmente na Serra de São José.
Aliás, a serra é um dos grandes visuais que você terá ao visitar a propriedade da Mazuma Mineira.
Você pode fazer uma visita guiada por todo o processo de produção do alambique da Mazuma Mineira.Quem nos acompanha é o próprio Fábio, proprietário do lugar.E ele explica tudo nos mínimos detalhes, mostrando as instalações e todo o operacional da cachaçaria, desde a plantação até o envase.
Uma das coisas mais legais sobre a Cachaçaria Mazuma Mineira é que você não precisa fazer o tour para ter direito a uma degustação.
A estrela da casa fica para a cachaça armazenada em barril de carvalho americano, com notas de baunilha, caramelo e coco.Há também cachaça em barris jequitibá e bálsamo.Mas outra queridinha é a cachaça armazenada em umburana, que pode ser servida em copo baixo com gelo, tal qual o whisky.
Na lojinha você também encontrará canecas, taças, queijos, doces, cafés, além de outros produtos artesanais.
O local tem como proposta expor ao visitante todo o processo de produção da cachaça: desde a área de plantio de cana, até a adega onde ficam armazenados nossos barris e tonéis de diversas madeiras; visando agregar valor à cachaça de qualidade, feita artesanalmente, cachaça produzida com zelo e calma inerentes a comunidade de Bichinho, além de uma boa degustação local.
RELATED POSTS
View all