1.Circuitos

No nosso Carnaval temos vários circuitos e os principais são:
1.Circuito Osmar: percorre do Campo Grande até a Praça Castro Alves.Chamado também de Circuito Campo Grande, com percurso de aproximadamente 4 km, o mais tradicional do Carnaval de Salvador.
2.Circuito Dodô: percorre da Barra até a Ondina, famoso Circuito Barra / Ondina, à beira da praia, com percurso de cerca de 4 km.
3.Circuito Batatinha: nas ruas do Centro Histórico, do Largo ao Pelourinho até o Terreiro de Jesus.Com carnaval à moda antiga, com bailes de máscaras, bandas de fanfarras e afoxés.
4.Circuito Sérgio Bezerra: percorre na Avenida Oceânica, na Barra, do Farol até o Morro de Cristo.
5.Circuito Riachão: seu percurso se estende pela Mudança do Garcia, que vai do Garcia até a passarela Nelson Maleiros, no Campo Grande.
6.Circuito Mestre Bimba: inicia na Rua do Norte à Rua do Sítio Caruano, no Nordeste de Amaralina.
7.Circuito Orlando Tapajós: inicia na Avenida Oceânica, Entre o trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra.
8.Circuito Contrafluxo: percorre a Rua Chile ao Carlos Gomes.
Entrou para a lista dos recordes mundiais, do Guinness, como o maior carnaval de rua do mundo.Há também carnaval nos bairros de Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima.
2.Festa de São Cosme e Damião

Em 27 de setembro, celebra – se o dia do orixá das crianças, Ibejis( Cosme e Damião), representados por dois irmãos gêmeos, que remetem à infância, à inocência e à vontade de viver.
Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C.Crê – se que foram médicos, e sua santidade é atribuida pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.
Eles são padroeiros das crianças, dos gêmeos, dos médicos, cirurgiões, farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros e cabeleireiros.
A Festa do Caruru na Bahia ocorre anualmente no dia 27 de setembro para homenagear São Cosme e Damião e os Ibejis( divindades crianças do candomblé), marcando o auge de um mês repleto de celebrações e fartura.
Com o caruru de sete meninos, um prato tradicional à base de quiabo, camarão e azeite de dendê, além da distribuição de doces e brinquedos para as crianças.A celebração também inclui o ritual do quebra – pote e o costume de oferecer o prato a sete meninos antes de servir os demais convidados, como forma de agradecer.
Quebra – Pote:
Uma brincadeira popular onde um pote de barro recheado é suspenso e estourado, liberando surpresas e proporcionando alegria e felicidade à coletividade.
Fé e Tradição:
O evento mistura fé, solidariedade, diversão e elementos do sincretismo religioso que formam a identidade baiana.
Comida como Ritual:
O ato de alimentar a comunidade com pratos especiais é um ato essencial e ritualístico nas festas de matriz africana.
Na Festa de São Cosme e Damião na Bahia, o prato principal e mais servido é o caruru, feito com quiabo, camarão seco, castanha de caju e azeite de dendê.Complementam o banquete outras comidas de axé, como vatapá, abará, acarajé, pipoca, xinxim de galinha, feijão preto, farofa de dendê, feijão fradinho, cana – de – açúcar, rapadura, banana frita, cocada, inhame, milho branco cozido e doces coloridos.
A Festa do Caruru de São Cosme e Damião é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, um reconhecimento oficializado pelo Conselho Estadual de Cultura(CEC) em 2.024, este registro garante a proteção legal e incentiva a continuidade dessa importante tradição afro – baiana.

RELATED POSTS
View all