As comidas típicas de Bichinho são o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o tutu a mineira, o tutu de feijão, a linguicinha e mandioquinha fritas, o angu, a carne de panela, o pernil de porco, a mandioca cozida, a couve refogada e o torresminho.
E há também sobremesas como o cajuzinho, o doce de abóbora, o doce de batata doce, o doce de leite, o doce de mamão, rapadura, goiabada, pão de queijo, queijo minas, pamonha e geleia de morango.
E bebidas como cervejas, doses, caipirinhas e cachaças.Prove e aproveite!
1.Frango com Quiabo

ORIGEM E HISTÓRIA:
A receita de frango com quiabo tem raízes na culinária colonial, com influências indígenas e africanas.O quiabo, de origem africana, foi trazido pelos escravos e passou a fazer parte da alimentação local, especialmente em Minas Gerais, onde era tradicionalmente consumido com angu e carne.O frango, por sua vez, sempre esteve na mesa dos mineiros, sendo criado em quintais e utilizado em diversas receitas.
Os ingredientes são frango( inteiro ou em pedaços), quiabo( fresco e limpo), alho amassado, cebola picada, óleo de azeite, sal e pimenta a gosto, coloral ou urucum( para dar cor), cheiro verde, salsa, cebolinha, água ou caldo de galinha, opcional: limão, louro e outros temperos.
2.Tutu de Feijão

O tutu de feijão é um prato tradicional da culinária mineira, com raízes no período colonial, e tem uma história rica e saborosa.Ele surgiu da necessidade de aproveitar ao máximo os ingredientes disponíveis, como o feijão, e engrossá – lo com farinha de mandioca, criando um prato saboroso e nutritivo, especialmente apreciado pelos trabalhadores da época.
ORIGEM E HISTÓRIA:
Acredita – se que o tutu tenha se originado durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, no século XVI, quando os portugueses chegaram à região em busca de riquezas.
Nesse período, a escassez de sal e outros ingredientes levou as cozinheiras a desenvolverem pratos com feijão, utilizando a farinha de mandioca para engrossar o caldo e criar uma textura cremosa.
O tutu era um prato essencial para os tropeiros, que precisavam de alimentos nutritivos e de fácil transporte durante suas longas jornadas.
A palavra ” tutu ” tem origem na língua quimbundo( quitutu), significando ” papão ” ou ”algo que se come com gosto”.
O tutu de feijão tradicionalmente leva feijão cozido, farinha de mandioca, carne de porco, linguiça, bacon e couve refogada.
Os ingredientes em Bichinho são feijão cozido, bacon, cebola, óleo, farinha de mandioca, linguiça, carne de porco, couve, sal, orégano e pimenta – do – reino.
A preparação inclui cozinhar o feijão, refogá – lo com os ingredientes, engrossá – lo com a farinha e finalizar com a couve.
Em Bichinho, o tutu costuma ser servido com acompanhamentos como couve refogada, linguiça, torresmo e ovo cozido, compondo um prato completo e saboroso.
3.Mandioca Cozida

A mandioca cozida é feita com a raiz da planta mandioca( Manihot esculenta), descascada, cozida em água e, opcionalmente, temperada com sal.
A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma raiz rica em carboidratos e pode ser consumida de diversas formas, incluindo cozida, frita, assada ou em forma de farinha.Quando cozida, a mandioca se torna macia e pode ser consumida pura ou como acompanhamento de outros pratos.
Para preparar a mandioca cozida, a raiz é descascada, cortada em pedaços e cozida em água com ou sem sal.Após o cozimento, a mandioca pode ser temperada com manteiga, alho, cebola e outros temperos de acordo com a preferência.
A mandioca cozida é um alimento versátil e saboroso, apreciado em diversas culturas culinárias.
4.Carne de Panela

HISTÓRIA E ORIGEM DA RECEITA:
A carne de panela não tem uma origem muito precisa.Segundo alguns estudiosos, o prato foi importado no Brasil pelos colonos portugueses que costumavam preparar um ensopado de carnes e legumes.Mas diferentemente do ensopado, a carne de panela costuma ser mais sequinha, pois não é feito molho.
A carne de panela é um prato tradicional que tem raízes em várias cozinhas ao redor do mundo.É uma técnica de cozimento lento que torna até as carnes mais duras em macias e suculentas.
No Brasil, a carne de panela é uma receita muito apreciada e faz parte da cultura culinária mineira.A combinação de carne cozida com legumes é uma verdadeira delícia.
Os ingredientes da receita são: 1kg de carne( acém, costela, músculo, etc.), cebola, alho, tomate, cenoura, batata, pimentão verde, óleo, extrato de tomate, folha de louro, cominho em pó, sal e pimenta a gosto e água quente.
É um prato mineiro feito com carne cozida em panela com temperos e acompanhamentos, resultando em um cozido macio e saboroso.
Em Bichinho, MG, a ” Carne de Panela ” é um prato típico da culinária mineira, frequentemente encontrado em restaurantes locais e conhecido por seu sabor caseiro e reconfortante.
Mas é nos acompanhamentos que a magia acontece – eles valorizam o prato, agregam texturas, cor e sabor sem complicação.Com algumas sugestões simples e deliciosas, você monta um banquete irresistível, sem muita dificuldade.
As sugestões são arroz branco, purê de batata ou mandioquinha, polenta cremosa, legumes salteados ou assados, farofa de mandioca crocante, cuscuz nordestino e salada verde ou vinagrete.
5.Torresminho

Se você é de petiscos crocantes e cheios de sabor, então precisa aprender como fazer torresmo de forma simples e fácil!Essa iguaria tipicamente brasileira faz sucesso pela sua textura e gostosura, além de ter a sua presença garantida nos botecos, nas reuniões com a família e amigos ou em um churrasco e até como acompanhamento em pratos tradicionais tipo feijoada.
O torresmo é feito com pedaços de carne e gordura de porco, geralmente da barriga ou panceta.A carne é frita em frigideira ou airfryer, ou assado na churrasqueira ou no forno.
Os ingredientes em Bichinho, MG, são barriga de porco ou panceta, óleo vegetal, alho, cachaça( 200 ml) e sal.
E o resultado final dessa receita incrível é um petisco com a famosa casquinha dourada e crocante que faz aquele barulhinho satisfatório ao ser mordida.Ficou com água na boca, não é mesmo?Então convide toda a família e amigos para aquele encontro de lei.Bom apetite!
6.Pernil de Porco

O pernil de porco assado no forno é um prato tradicional, simples de fazer e que fica suculento.Para pegar bem o tempero, a carne de porco deve descansar de um dia para o outro.E para evitar que fique seco, o segredo é mexer no pernil de vez em quando.
O corte de pernil é fundamental para obter um bom resultado final.Há dois tipos principais de corte: dianteiro e traseiro.O pernil dianteiro é mais gorduroso e mais suculento.Por outro lado, o pernil traseiro tem uma textura mais uniforme e é ideal para preparar em momentos festivos, como o Natal.
O ideal é cozinhar em forno à lenha, porém, o modo de preparo funciona também no forno à gás.A receita serve até quatro pessoas, e apesar de levar 12 horas( na marinada), o seu preparo é extremamente fácil.
Os ingredientes são 2kg de pernil de porco, suco de limão, vinagre, óleo, alho bem amassado, pimenta – do – reino, cebola, sal e pimenta.
Para fazer misture todos os ingredientes e passe no pernil.Deixe descansar de um dia para o outro, a chamada marinada.No dia seguinte, no forno à lenha, coloque para assar por 2h30 min, virando de vez em quando.No caso do preparo no fogão a gás, asse por cerca de 40 minutos.
Em Bichinho, você pode encontrar o pernil de porco em restaurantes e pousadas locais, que costumam servir pratos típicos da região.É comum que o prato seja acompanhado de bolinho de arroz, tutu de feijão, couve refogada, farofa de mandioca, e outros acompanhamentos tradicionais da culinária mineira.
RELATED POSTS
View all