/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/l/kU2RlmTHCvnBqKM6kErA/dsc-5287.jpg)
Na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8 de dezembro, tem Festa Típica Popular em homenagem à padroeira Excelsa e Única do estado da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil.Em 2.019, completou 470 anos de Fé e Devoção à Imaculada Conceição, sendo este o tema da festa.
Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andar acompanhando um trio elétrico ao som do coral da Basílica.O sincretismo marca homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso a santa é Oxum, orixá das águas doces e padroeira da Bahia.
A festa se inicia com uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a procissão com a imagem da santa segue pelas ruas do bairro do Comércio.Neste dia, inclusive, é feriado no estado.
9h – Solene Celebração Eucarística.
10h30 – A procissão sai da Igreja da Conceição da Praia, pega a Rua Miguel Calmon, Rua Holanda, Av. da França, retorna pela Rua da Bélgica, pega a Lafayette Coutinho e volta para a Basílica.
12h – Retorno da procissão e solene Benção do Santíssimo Sacramento.
12h30 – Pe. Damião Jossivaldo Pereira da Silva, pároco da Paróquia dos santos Cosme e Damião ( da Liberdade ).
12h às 16h – Feijoada da Imaculada.
RELATED POSTS
View all