/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2024/x/i/0MQWSJSA6IObIQwq0LyA/04-12-2023-festa-de-santa-barbara-fot-bruno-concha-secom-pms-27-scaled.jpg)
A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados.Santa Bárbara também é homenageada pelos adeptos do candomblé onde é sincretizada como Iansã, orixá dos raios e das tempestades.
É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.
Ela é associada à orixá Iansã e a comemoração de seu dia acontece com a distribuição do caruru, comida típica feita á base de quiabo e camarão.As pessoas usam a cor vermelha em sua homenagem.
A procissão sai da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e caminha pelas ruas do Centro Histórico.
Caruru de Santa Bárbara

O Caruru de Santa Bárbara é um ritual e uma oferenda à santa e ao orixá Iansã, que é associada a ela.A tradição é realizada em Salvador, na Bahia, durante a Festa de Santa Bárbara, que acontece no dia 4 de dezembro.
Tradição
O Corpo de Bombeiros oferece caruru como forma de agradecimento à proteção de Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros.
A tradição do caruru do Corpo de Bombeiros em Salvador remonta a mais de 200 anos, iniciada em 1.796.
A festa de Santa Bárbara em Salvador é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia.
RELATED POSTS
View all