brasilafora.blog.br

Festas de Bichinho – MG

novembro 8, 2025 | by Kenya Tude

1.Festa em Honra a Nossa Senhora da Penha de França

A comunidade de Vitoriano Veloso vem realizando desde o dia 03 de setembro a festa em honra a padroeira, Nossa Senhora da Penha de França.Transmissões de missas, tríduo preparatório, bênçãos especiais, e consagração das crianças batizadas.

Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso.

A imagem estava enterrada ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos.Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos.

No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procura – lá.Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso.Mas, então, num dia especial, teve a informação que a serra que ele descrevia chamava – se Penha de França e ficava no norte da Espanha, no município de El Cabaco( Salamanca, Espanha).

Simão Vela dirigiu – se para lá o mais rápido que pode, onde construiu uma tosca ermida ( igreja pequena, capela) nesse lugar, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, mais tarde, um santuário.

2.Festival Trilha dos Inconfidentes

O Festival Trilha dos Inconfidentes ocorreu em Bichinho, MG, de 13 a 15 de junho de 2.025.O evento, que é gratuito, ofereceu programação com shows de bandas mineiras, oficinas de artesanato para crianças, palestras e um circuito gastronômico com foco na cultura local.

Durante os três dias de festival, sempre em junho, os visitantes poderão acompanhar apresentações musicais de bandas e artistas locais, participar de oficinas de artesanato voltadas para o público infantil, assistir a palestras culturais e conhecer o melhor da gastronomia mineira em um circuito especial com os restaurantes mais tradicionais da região.

Com foco na democratização do acesso à cultura e na promoção da identidade local, o Festival Trilha dos Inconfidentes reforça a vocação de Bichinho como destino turístico e cultural no interior de Minas Gerais.

As atrações são voltadas para todos os públicos, incluindo turistas, moradores e famílias com crianças pequenas.

3.Festival de Pipas

A prefeitura de Prados, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, promove em setembro, o Festival de Pipas em Bichinho.O evento será realizado a partir da manhã, no Campo de Baixo, e contará com atividades para toda a comunidade, unindo lazer, criatividade e segurança.

O festival terá premiações para as categorias de Maior Pipa, Pipa Mais Bonita e Pipa que Voar Mais Longe.Os 50 primeiros inscritos receberão medalhas de participação.Para se inscrever, basta doar 1 kg de alimento não perecível.

Como parte da programação, será realizada uma palestra educativa sobre os riscos do uso de cerol, com apoio da Polícia Militar.A iniciativa visa conscientizar os participantes e garantir a segurança durante as atividades.

A ação reforça o compromisso da administração municipal em incentivar práticas de lazer seguras e educativas para crianças, jovens e famílias.

4.Festival Cultural e Gastronômico de Bichinho

O Festival Cultural e Gastronômico de Bichinho é um evento recente, sendo o primeiro realizado em outubro de 2.024.

HISTÓRIA DO FESTIVAL

Virada Cultural: (Artesanato)

O grande marco para o desenvolvimento da vocação atual de Bichinho( o artesanato), o artista plástico Toti( Antônio Carlos Rodrigues) e outros artesãos criaram a ” Oficina de Agosto”, que revitalizou o local através do artesanato em madeira de demolição, tecidos e outros materiais.

Isso transformou Bichinho em um polo de arte e cultura, atraindo turistas e estabelecendo a base para eventos culturais e gastronômicos modernos.

Origem Recente:

O festival é uma iniciativa relativamente nova, com o objetivo de valorizar e promover a identidade cultural local, a arte, a tradição e a gastronomia da região, consolidando o evento como um marco no calendário turístico de Bichinho.

A primeira edição do festival ocorreu em outubro de 2.024.Reunindo artistas, músicos, artesãos e chefs para celebrar as tradições, a gastronomia e a identidade da região.

Iniciativa:

O evento é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com empreendimentos locais, visando promover a culinária e a cultura da região de Bichinho.

Divulgar a Culinária Mineira:

O festival reúne o melhor da gastronomia da região, com cheiro de comida boa, sabores autênticos e a oportunidade de degustar delícias regionais em restaurantes e bistrôs locais.

Criação do Festival:

O 1o Festival Gastronômico de Bichinho ocorreu em outubro de 2.024, com a participação de diversos estabelecimentos locais.

Em 2.025, nos dias 11 a 27 de julho, o festival chegou à sua 3@ edição, consolidando – se como um evento que valoriza a identidade local, a arte, a música e os sabores da região, transformando a cidade em um palco vivo da cultura mineira.

Fomentar o Turismo e a Economia Local:

Ao atrair visitantes, o festival contribui para o desenvolvimento econômico de Bichinho, consolidando – se como um evento que cresce a cada ano.

Criar Momentos de Reencontros e Experiências Memoráveis:

O evento é descrito como um tempo de reencontros, música que toca fundo e encontros que ficam na memória dos participantes.

RELATED POSTS

View all

view all