
O vilarejo de Bichinho foi construído no início do século XVIII, durante a época pioneira de exploração de ouro no estado de Minas Gerais.Na ocasião, o distrito fazia parte de todo o território onde hoje estão localizados os municípios de São José del – Rei e Tiradentes.Segundo historiadores, a cidade se desenvolveu em função da descoberta de ouro na região.
O nome do povoado é uma homenagem a Vitoriano Gonçalves Veloso, negro que nasceu e viveu na região e trabalhava como alfaiate após ser um escravo alforriado, tendo sido um dos participantes da Inconfidência Mineira.
O alferes se destacou como um mensageiro no movimento separatista contra a Coroa Portuguesa e chegou à percorrer mais de 240 km no lombo de um cavalo em apenas três dias.Foi preso, açoitado e enviado a África, seus restos mortais se encontram hoje no Museu da Inconfidência em Ouro Preto!
O apelido de Vitoriano Veloso era Bichinho, que também se transformou em um carinhoso apelido dado por moradores e visitantes ao pequeno povoado.
Não acaso, casas particulares, pousadas e estabelecimentos comerciais convencionaram usar os trincos das portas em formato de tesouras para simbolizar a profissão da figura que dá nome ao local.
A Igreja Nossa Senhora da Penha, cujas obras tiveram início em 1732 e término em 1771, configura – se como um dos principais atrativos.E o artesanato de móveis, telas, bordados, crochês, tapetes, esculturas e adornos também é bastante presente.
Atualmente, Bichinho se destaca pelo turismo histórico e cultural, com a valorização da culinária e do artesanato mineiro.
RELATED POSTS
View all