brasilafora.blog.br

Pontos Turísticos de Bichinho – MG

julho 1, 2025 | by Kenya Tude

1.Ateliês e Oficinas

O artesanato em Bichinho se destaca pelo uso de material de demolição e madeira.Também se percebe que a religião tem muita influência nas peças além do uso de argila, cera e madeira.As peças são das mais diversificadas, pinturas, esculturas, fotografias, etc.

Alguns artesãos trabalham com pedra – sabão, a mesma pedra utilizada por Aleijadinho nas suas igrejas em Tiradentes, Ouro Preto, entre outras…Muitos lojistas visitam o vilarejo para procurar peças de revenda, sejam de móveis, tecidos ou de decoração.

Um dos lugares mais conhecidos é a Oficina de Agosto, uma oficina que reutiliza vários materiais para fazer suas peças com características bem regionais.Pode ser um pão de queijo pintado em um quadro, por exemplo.

O mais famoso dos ateliês é a Oficina de Agosto.Criado por Toti e sua irmã, Sofia Vitoriano, com objetivo de recuperar o artesanato brasileiro e torná – lo um meio de subsistência para as pessoas.E claro, tem várias peças de decoração e as famosas plaquinhas para churrasqueira.

2.Oficina de Agosto

Um dos maiores impulsos dado ao artesanato na comunidade do Bichinho, aconteceu através do artista plástico Toti( Antônio Carlos Bech).

Há cerca de 34 anos, ele resolveu criar a Oficina de Agosto que além de loja, funciona como uma escola de artesanato, onde grande parte das pessoas que hoje tem sua própria oficina, aprenderam ou se aperfeiçoaram.Aos poucos, viraram escultores, pintores e inventores.

Cada um aprendeu uma arte e deu às suas obras um pouco de sua identidade.Hoje a Oficina vende peças de artesanato para todo o Brasil, além de exportar para alguns países.

Desde então, os moradores locais, que só tinham como subsistência a agricultura e a pecuária, viram suas vidas mudarem através da arte, gerando mais fonte de renda.

3.Casa Torta

Construída em 2016 por um casal de artistas carioca é hoje o cartão postal de Bichinho.O cenário é perfeito para tirar fotos.Uma casa lúdica para crianças e adultos, o espaço é cheio de jogos, desafios, brinquedos antigos, cenários para fotografar, adereços, artesanato, música, brincadeiras e tudo de mais divertido.

Também café, bistrô e teatro, além de oficinas e muita diversão.Recheado de poesia, o lugar quebra as regras e provoca o riso.Com certeza sua família irá se divertir por aqui!

A entrada na Casa Torta em Bichinho custa R$ 60,00 por pessoa ( inteira).A Casa Torta, em Bichinho( Prados, MG), funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h.É importante ressaltar que a Casa Torta não abre às segundas e terças – feiras.É bom para bater algumas fotos!

4.Museu do Automóvel da Estrada Real

A visita ao Museu é indicada para colecionadores, entusiastas do assunto e apaixonados por carros, principalmente antigos.A coleção particular criada por Rodrigo Cerqueira Moura é bastante específica.

Tudo começou com o hábito de trabalhar com mecânica de automóveis, aliado ao gosto por veículos antigos herdado de seu pai, Antônio Moura( o Toné), a quem este Museu é dedicado.Os primeiros carros foram uma Mercedes – Benz 1951( hoje exposta no Museu) e um Jeep Willis 1951.

O local tem atualmente 90 automóveis europeus, americanos e nacionais, que foram adquiridos e restaurados pelo proprietário e estão cuidadosamente estacionados em dois enormes galpões.

Entre eles, modelos raros como o Renault Fregate 1953 e a Pick up Tempo Matador, clássicos como o Austin Mini e o Citroen 2 CV, os nacionais mais queridos como o Simca Chambord, o DVW Vemag e o Renault Dauphine e também modelos norte – americanos de marcas extintas como o Nash, Packard, Willis e Kaiser.

O Museu fica logo após o pórtico de entrada de Bichinho, a cerca de 5 km de Tiradentes.Além dos carros, motos antigas, miniaturas, placas de carros de várias partes do Brasil e do mundo e peças raras fazem parte do acervo.

Além de carros de várias épocas, desde carros de corrida a tratores e peças de carros, como calotas, placas e motores.

A atração existe desde 2006, mas a paixão do colecionador Rodrigo Cerqueira Moura por carros vem de muito antes, 1976, o que torna a história desse museu ainda mais interessante.Visite e aproveite!

Os veículos do Museu do Automóvel também estão em novelas, filmes, minisséries e programas de TV, tais como:

_ Minissérie Hilda Furacão 1.998

_ Minissérie JK 2.005

_ Filme Chico Xavier 2.010

_ Filme Uma Professora Muito Maluquinha 2.010

_ Novela Alma Gêmea 2.005

_ Novela Jóia Rara 2.013

_ Programa de TV Auto Esporte 13/10/ 2.002

RELATED POSTS

View all

view all