brasilafora.blog.br

Pontos Turísticos de Salvador parte 3

fevereiro 17, 2025 | by Kenya Tude

1.Farol de Itapuã

Marcado pelas faixas horizontais brancas, o Farol de Itapuã é um dos mais conhecidos cartões – postais de Salvador e reserva parte da história da capital baiana.Instalado na pedra Piraboca, na Ponta de Itapuã, o monumento foi o quinto farol construído na Bahia com o objetivo de guiar as embarcações que passam pela região.

Localizado na praia de Itapuã, o local inspirou artistas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.

Com 21 metros de altura e uma torre troncônica metálica sobre base de alvenaria, o Farol de Itapuã é um forte atrativo turístico da cidade e está localizado em uma região de águas calmas e quentes.

Construído em 1.873, o Farol de Itapuã foi originalmente pintado de roxo – terra e emitia uma luz fixa branca para facilitar a navegação de embarcações que vinham de longe.

Em 1.939, passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1.950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.

No local de construção do Farol existia um cômodo para o quartel.Após a finalização da obra, houve um relato sobre a necessidade de uma ponte que ligasse do quartel ao Farol e que permitisse a passagem dos faroleiros, sem perigo, durante as marés cheias.

Essa obra foi aprovada pelo Ministério e a ponte existe até hoje, ligando o Farol de Itapuã e a Vila Naval da Marinha.

O Farol de Itapuã continua sendo útil na orientação dos navegadores durante a noite, com um alcance de 14 milhas e emitindo uma forte luz branca a cada seis segundos.Já durante o dia, decora o mais que belo litoral baiano.

2.Dique do Tororó

HISTÓRIA

O Dique do Tororó começou a ser construído no século XVII, com a função de proteger a cidade de invasões com auxílio da represa, que também auxiliava no controle do fluxo de água das chuvas.

Durante esses anos, o Dique foi usado para a irrigação das plantações de cana – de – açúcar.Após reformas, por volta de 1.916 o local ainda passou a ser uma grande fonte de abastecimento de água.

Mas, mesmo com toda a importância do manancial, foi apenas em 2.007 que o Dique do Tororó passou por uma reforma de ampliação e urbanização, o que o tornou o grande ponto de atração turística atual, com áreas para esporte e convivência.

CARACTERÍSTICAS

Para quem gosta de áreas verdes e contato com a natureza, certamente o Dique do Tororó é uma ótima opção.Ao todo, são mais de 2,5 km de um tipo de calçadão perfeito para caminhadas ou para a prática de esportes.

Entre as atrações que chamam mais a atenção no Dique do Tororó são os orixás o grande destaque.As estátuas ficam localizadas na água, sendo elas a representação Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi.Elas foram instaladas no local em 1.998, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

Apesar da água apresentar uma aparência bem bonita, ela não é própria para o banho e pode ter uma profundidade bem grande em alguns pontos.

Além disso, no local é possível fazer boas refeições nos restaurantes A Porteira, que serve cervejas, torresmos e pratos elaborados e típicos, ou na Cantina Cheiro de Pizza, que serve sobremesas, massas em geral, saladas e drinks.

Ao redor do Dique do Tororó também pode – se aproveitar a pista de patins, os encontros específicos como roda de capoeira, pistas de corrida, anfiteatro, playground, palco para shows, deks para pesca, aluguel para barcos e pedalinhos para toda a família.

Para alugá – los é preciso ir ao local aos finais de semana, das 9:00h às 18:00h, com um preço bem acessível, variando a cada 30 minutos.

3.Acarajés e Abarás – os mais famosos de Salvador

Se você está por Itapuã, não pode deixar de experimentar o Acarajé da Cira, sempre reverenciado como o melhor de Salvador.

O delicioso bolinho de feijão é a mais famosa das receitas baianas e, mas quem já foi a Salvador sabe muito bem que o quitute vendido por lá tem qualidade diferenciada, e o abará desponta como o melhor dos melhores.

A baiana que trabalha há anos preparando e vendendo a receita, conta com funcionários em seu estabelecimento.Sentiu aquela fome?Já sabe aonde ir, vá em Itapuã!

Outros pontos de baianas famosas:

1.Acarajé da Cira – Itapuã

2.Acarajé da Dinha – Rio Vermelho

3.Acarajé – Praça do Elevador Lacerda

4.Acarajé – Ribeira

5.Acarajé – Santo Antônio Além do Carmo

6.Acarajé da Regina

7.Acarajé da Loura

8.Acarajé de Dona Emília

RELATED POSTS

View all

view all