brasilafora.blog.br

O que fazer em Salvador: os melhores Pontos Turísticos – BA

dezembro 30, 2024 | by equipe.brasilafora@gmail.com

elevator-185520_1280

A Bahia é um encanto, Salvador é um exemplo.Além de um dos carnavais mais celebrados do país, a cidade tem lindas praias, monumentos históricos, deliciosa culinária e atrações que agradam a visitantes de todos os estilos.Quer curtir suas férias em um lugar que celebra a diversidade de ritmos e de raças todos os os dias?Confira os melhores pontos turísticos para visitar em Salvador!

PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR – BA

1.Centro Histórico de Salvador

A cidade foi fundada em 1.549 Tomé de Sousa para ser a sede do governo português no Brasil.Sua construção se deu inicialmente em cima de uma escarpa, de forma que ficasse protegida de ataques inimigos, e o primeiro traçado das ruas da cidade é creditado ao arquiteto português Luís Dias.

Depois, a cidade se expandiu em direção ao mar, ocupando uma estreita faixa costeira.Nascia aí a divisão de Salvador em cidades Baixa e Alta.

A ligação entre essas duas duas cidades sempre foi complicada.Com o tempo, foram abertas ladeiras e caminhos, construídos por guindastes e, em 1.872, construído um dos principais cartões – postais da cidade, o Elevador Lacerda, hoje totalmente integrado à paisagem e ao cotidiano do povo soteropolitano.

As principais igrejas, solares e monumentos são construídos nesse período, entre eles a Igreja do Carmo, a Igreja e Convento de Santa Teresa, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Casa de Câmara e Cadeia, o Palácio do Governador, o Terreiro de Jesus e a série de sobrados e construções do Pelourinho, entre outros.

2.Pelourinho

O Pelourinho era o lugar em que os escravos que fugiam ou cometiam algum tipo de delito eram levados para o castigo.Compostos por uma coluna de pedra com argolas, os pelourinhos ficavam dispostos em áreas públicas, onde as pessoas eram amarradas e cruelmente torturadas.

Um dos lugares mais famosos de Salvador com certeza é o Pelourinho.O bairro é um dos mais antigos da cidade e foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1.985.

Andando pelas ruas da região você vai encontrar casas e igrejas que preservam a arquitetura barroca, além de bares, restaurantes e lojas.

Com tanta riqueza histórica e cultural nesse bairro você com certeza vai se apaixonar.Um dos principais pontos turísticos de Salvador!

3.Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda foi construído em 1.873, durante o período imperial do Brasil, pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, que deu o nome ao elevador.

O Elevador Lacerda é sem dúvida, um dos símbolos de Salvador, além de ser o cartão postal da cidade, é impossível não parar e observar seus 72 metros de altura.Uma curiosidade é que este foi o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público.

A finalidade dele é ligar a cidade Alta( Praça Tomé de Sousa) à cidade Baixa( Praça Cairu).A viagem custa em média 1,00 real e dura em torno de 22 segundos.Apesar da fama, o elevador é fechado e não tem vista.

Transporta animados turistas e moradores que usam o elevador como meio de transporte no dia a dia.

4.Baía de Todos – os – Santos

A Baía de Todos – os – Santos ( BTA) é uma reentrância da costa litorânea brasileira localizada no estado da Bahia.

Estende – se por 1.233 quilômetros quadrados, com profundidade média de 9,8 metros, chegando até 70 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros.É a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo, depois do Golfo de Bengala.

A região é bastante procurada para a prática de esportes naúticos, como vela, remo, regata e canoagem sendo por isso realizadas várias competições do tipo em suas águas calmas também propícias para o mergulho e stand up padlle.

A Baía de Todos – os – Santos tem 56 ilhas no total, sendo que as principais são a ilha de Itaparica( a maior delas), ilha da Maré, ilha dos Frades, ilha cajaíba, ilha da Bimbarra, ilha das Vacas, ilha das Canas, ilha de Bom Jesus e ilha do Medo.

5.Mercado Modelo

O Mercado Modelo é localizado na cidade Baixa, em frente ao Elevador Lacerda, o Mercado Modelo é parada obrigatória para quem vai a Salvador.

Conta com bares, lanchonetes e cantinas.Com 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, o mercado abriga 263 lojas, com presentes e lembranças da Bahia.

O cliente pode comprar instrumetos musicais típicos, confecções, redes, entalhes em madeira, rendas, trançados, bijuterias, peças de decoração feitas de couro, as famosas bonecas de pano vestidas de ”baianas”, fitinhas do Senhor do Bomfim e muitos mais.

Além disso, conta com dois tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro e o Camafeu.

Além das compras, caminhar pelo Mercado Modelo também é uma aula sobre a cultura local.

Lá há fotografias restauradas que preservam a história do Mercado Modelo são exibidas no espaço, além de abrigar trabalhos dos artistas Rubem Valetim, Mário Cravo Jr. e Vinícius S.A., que representam diferentes gerações da arte soteropolitana.

No lado de fora do mercado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, o turista poderá apreciar apresentações de capoeira e até comprar um berimbau.

6.Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Erguida em 1.772, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador.A decoração do interior segue o estilo neoclássico, enquanto a fachada é revestida com azulejos de Portugal do século XIX.Não tem arquitetura luxuosa ou interior repleto de ouro.

Além de sua charmosa fachada, um dos destaques é o portão da igreja, onde estão amarradas milhares de fitinhas do Bonfim coloridas.

A tradicionalíssima ” Lavagem do Bonfim” é uma comemoração marcante da cidade.Enquanto os blocos de afoxé tocam, algumas baianas lavam as escadarias em um clima que mescla uma festa religiosa e profana.

Ah, e se você estiver viajando em janeiro não perca a ” Lavagem do Bonfim”.Neste ritual os fiéis lavam a escadaria da igreja com água de cheiro para espantar as más energias.Durante todo o ritual são entoados cantos africanos.

As sacadas internas dão acesso visual a toda a extensão da igreja, da porta ao altar e ainda dá para ver bem de pertinho o orgão original de fabricação francesa que foi doado à igreja em 1.854 por Feliciana Maria de Britto Lopes Alves.

O instrumento, restaurado pelo organeiro Daniel Rigatto, é composto por flautas, metais e tubos e tem 4,3 metros de altura por 2,24 metros de largura, possui 290 tubos e é uma das poucas na Bahia com este modelo.

7.Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja de um azul imponente que fica bem no Largo do Pelourinho e é famosa por ter nos cultos católicos traços da cultura afro, com uso de atabaques e músicas de terreiro.

OS AZULEJOS

No corpo da igreja, ganham destaque dez painéis de azulejos representando cenas marianas e da devoção do rosário.Tem – se por certo, que eles foram fabricados em Portugal.

Supõe – se que foram encomendados na Real Fábrica do Rato e datados, aproximadamente, de 1.870a 1.890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho.Estes azulejos retratam cenas evangélicas e devocionais.

O FORRO

Com mais de 600 metros quadrados, o forrro da nave mostra um medalhão com Nossa Senhora do Rosário ao centro, ladeada por São Domingos e São Pedro Mátir ( ou de Verona).No entorno, estão personagens da corte celestial.

O forro da capela – mor mostra alegorias dos quatro continentes e medalhão central com Nossa Senhora do Rosário.Por sua cor azul e por estar no final da ladeira que liga o Pelourinho às portas do Carmo, a igreja vai ser aquela boa lembrança, em uma foto perfeita!

É parte do centro histórico da cidade declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

RELATED POSTS

View all

view all